19 de Abril de 2024 -
 
12/05/2018 - 10h05
Após ver filha curada do câncer, Euronilce fez praça para o bem dos vizinhos
A filha de Euronilce, hoje com 22 anos, é quem reza e celebra a vida, diariamente, ao lado da mãe
Thailla Torres
Campograndenews/Agoranews
Eronilce resolveu fazer uma praça para receber a vizinhança, principalmente, as crianças,
como forma de agradecimento à vida da filha. (Foto: Saul Schramm)

Não existe tempo e nem preguiça quando a gente quer cumprir bem uma tarefa. Na vida de  Eronilce Rosa Martins, de 53 anos, tudo funciona assim. Há seis anos, a mulher arregaçou as mangas entre as horas de trabalho como manicure, para bater cimento, pegar na enxada e finalmente construir uma praça em área abandonada na porta de casa.

Com plantas e desenhos no chão, o lugar ganhou vida. Tornou-se ponto de encontro preferido da criançada que todo ano ganha evento especial feito por ela, ali mesmo, em sua obra. "Aqui eles podem brincar, não tem mato alto e está ficando cada dia mais bonito", mostra Euronilce.

A moradora promoveu uma impressionante transformação em um espaço malcuidado, na rua Arthur Marinho esquina com Julio de Castilhos, no bairro Jardim Sayonara. 

Não havia lixeira, a grama era um mato alto, as luminárias estavam queimadas, à noite o lugar era um cenário de horror. "Um perigo, além de bichos, a gente tinha medo desse matagal", lembra.

Foi diante da dificuldade que a moradora resolveu transformar o local. "Minha filha teve um câncer no rosto quando tinha apenas 7 anos. O rosto inchou e descobrimos a doença".

A filha de Euronilce, hoje com 22 anos, é quem reza e celebra a vida, diariamente, ao lado da mãe. Juntas construíram um altar na porta de casa depois que souberam da certeza da cura. "Ela tratou, operou e ficou bem. Mas quando os médicos falaram que ela estava com câncer, fiquei com muito medo do que poderia acontecer".

Para agradecer, a moradora reza um terço todos os diante na frente do altar. Parte do cabelo da filha, todos os anos, é cortado e doado para Nossa Senhora Aparecida que recebe um manto feito de cabelos, pela fiel Euronilce. "É um jeito de agradecer pela saúdeda minha filha, foi graça a ela que alcançamos tudo isso, por isso eu rezo".

Pé de maracujá, um dos frutos plantados por
ela na praça. (Foto: Saul Schramm)

Sem dinheiro para fazer muito, ela foi construindo a praça aos poucos. Com ajuda da filha, bateu o cimento, e aos poucos, foi cobrindo a terra vermelha de concreto. Pneus achados no lixo tornaram-se vasos para as plantinhas da moradora. Árvores frutíferas tem de monte, inclusive, um pé de maracujá carregado. "Tem pitomba, jabuticaba, tamarindo... ainda quero plantar muitas árvores".

A pintura colorida no chão que busca representar os "Minions" foi ideia e talento da filha. No dia a dia, elas é quem pegam a enxada e o rastelo para arrancar o mato que vai crescendo. "Isso tem que ser cuidado, olha só do outro lado da rua, está um mato terrível. É perigoso para os vizinhos, principalmente, para as nossa crianças que gostam de brincar na rua. Mas como deixar com essa mato horrível?", questiona.

Para levar alegria à algumas datas do ano, Euronilce prepara Natal, Dia das Crianças e festa de Nossa Senhora Aparecida, todos os anos, na praça feita por ela. "Preparo comida, brincadeiras e docinhos porque gosto de fazer bem pra eles. Espero fazer isso o resto da vida".

Nossa Senhora Aparecida, todo ano, recebe manto especial feito com o cabelo
da filha de Euronilce. (Foto: Saul Schramm)

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.