19 de Abril de 2024 -
 
27/01/2019 - 10h10
Militares israelenses embarcam em direção ao Brasil para ajudar nas buscas em Brumadinho
Delegação com 130 soldados chega ao Brasil na noite deste domingo. Mais de 30 pessoas morreram e mais de 250 estão desaparecidas após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale.
Redação
Por G1
Local da tragédia em Brumadinho, centenas de pessoas podem estar mortas.

Um avião com 130 soldados saiu de Jerusalém, Israel, em direção ao Brasil às 6h da manhã deste domingo (27), no horário de Brasília, para ajudar nas buscas em Brumadinho (MG). A delegação chega à noite.

De acordo com a embaixada de Israel no Brasil, o avião chegará às 21h30 deste domingo. Já o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, diz que a chegada está prevista para às 23h.

Além do grupo de soldados, Israel enviou ao Brasil cães farejadores e sonares usados em submarinos para localizar pessoas em grandes profundidades, com alta qualidade de recepção de imagem e detectores de vozes e ecos. São cerca de 16 toneladas de equipamentos.

Soldados da Forças de Defesa de Israel — Foto: Reprodução/Twitter/Forças de Defesa de Israel

O governo israelense deverá enviar também uma equipe médica, especialistas e engenheiros.

A missão é chefiada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Ele estava acompanhando a visita a Israel do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, mas foi encarregado pelo premiê Benjamin Netanyahu para comandar a delegação.

Funcionários da embaixada israelense em Brasília também estão a caminho de Minas Gerais para apoio logístico ao grupo que chegará durante a noite no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A comunidade judaica de São Paulo e do Rio de Janeiro se mobilizam para enviar ajuda às vítimas da tragédia.

Em uma publicação feita no Twitter, as Forças de Defesa de Israel disseram que "a distância não importa quando há vidas para serem salvas, mas sim o quanto se está disposto a ir salvá-las".

Delegação de Israel reunida momentos antes do embarque em direção a Brumadinho,
MG — Foto: Reprodução/Twitter/Forças de Defesa de Israel

Rompimento da barragem em Brumadinho

O rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, ocorreu no início da tarde da última sexta-feira. Um mar de rejeitos destruiu casas da região e a área administrativa da empresa.

Há ao menos 37 mortos, 81 desabrigados e 23 feridos em hospitais, segundo os bombeiros. A Vale divulgou uma lista com mais de 250 nomes de funcionários com os quais não conseguiram contato. 

(veja).

Perguntas, respostas e o que ainda falta entender

Neste domingo, as sirenes foram acionadas por volta das 5h30 após ser detectado um aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI, de acordo com a Vale.

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.