16 de Abril de 2024 -
 
13/09/2018 - 17h17
Candidata à senadora do PSL volta a pedir o impeachment de Reinaldo
O PSL se coligou com o PSDB. No entanto, Soraya, Danny e Bolsonaro descartaram apoiar a reeleição de Azambuja.
EDIVALDO BITENCOURT
O Jacaré/Agoranews
Apesar do PSL se coligar com o PSDB na proporcional,
Danny e Soraya não aceitaram apoiar reeleição de Reinaldo
e voltaram a pedir o impeachment do tucano.

Com base nas denúncias da Operação Vostok, da Polícia Federal, a candidata a senadora e seu suplente, os advogados Soraya Thronicke e Danny Fabrício Cabral Gomes, do PSL, voltaram a pedir o impeachment do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) . Eles haviam feito o pedido no ano passado, quando estourou o escândalo da JBS,mas a Assembleia Legislativa arquivou os cinco pedidos.

Na chapa proporcional, o PSL se coligou com o PSDB. No entanto, Soraya e Danny e o presidenciável Jair Bolsonaro descartaram apoiar a reeleição de Azambuja. Tanto que o tucano apoia outros candidatos a senador, o ex-prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PTB) e o ex-secretário Marcelo Miglioli (PSDB).

No pedido de cassação do mandato de Reinaldo, os advogados citam trecho do despacho do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, que aponta o tucano como “vértice de organização criminosa que praticava corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro”.

A base do novo pedido é a Operação Vostok, que levou à cadeia o filho do governador, o advogado Rodrigo Souza e Silva, o primeiro secretário da Assembleia, deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e o ex-secretário estadual de Fazenda e conselheiro do Tribunal de Contas, Márcio Monteiro. Outras 11 pessoas tiveram a prisão temporária decretada, sendo que três devem se apresentar nesta quinta-feira.

Danny e Soraya destacam que não há dúvidas de que o governador cometeu improbidade administrativa. Eles anexaram reportagens dos jornais Correio do Estado (pagamento de R$ 52 milhões para Reinaldo), da Folha de São Paulo (R$ 70 milhões em propinas ao tucano) e de O Jacaré (da acusação de que o filho cogitou matar integrante para evitar delação premiada).

No pedido, eles destacam que a lei prevê condenação de dois a 12 anos de prisão por recebimento de vantagens indevidas.

“É notório que atentou contra a probidade, devendo o mesmo imediatamente suspenso”, apelam.

O ritual do impeachment prevê a abertura de comissão processante e o julgamento ser conduzido por cinco deputados e cinco desembargadores. No caso da renúncia ser recebida pelo legislativo, aprovada por dois terços dos deputados (16 dos 24), o governador é afastado para ser julgado.

O pedido foi protocolado na manhã desta quinta-feira (13/09).

No ano passado, após a homologação da delação premiada da JBS pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a Assembleia Legislativa recebeu cinco pedidos de impeachment de Reinaldo.

Os deputados criaram a CPI para investigar a denúncia. Presidida pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), candidato à reeleição, e relatada por Flávio Kayaht (PSDB), a comissão confirmou que a JBS não cumpriu os termos de incentivos. No entanto, não investigou Reinaldo e os antecessores, citados na delação.

Após os trabalhos da CPI, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (MDB), candidato a governador nas eleições deste ano, arquivou os cinco pedidos de impeachment.

Agora, o emedebista voltará a se deparar com o novo pedido de investigação e com novos argumentos.

Os deputados estaduais vão sofrer o desgaste de blindar o governador em plena campanha eleitoral?

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.