Corregedoria da Agepen trabalha em conjunto com o Dracco e prendem Policiais Penais - AgoraNews.com.br
 
 
 
20 de Abril de 2024 -
 
06/01/2022 - 11h10
Corregedoria da Agepen trabalha em conjunto com o Dracco e prendem Policiais Penais
Com o trabalho conjunto entre a Corregedoria e o DRACCO, foi possível chegar aos elementos
Assessoria AGEPEN
Agora News
Unidade Penal Ricardo Brandão em Ponta Porã - Arquivo

A Operação La Catedral deflagrada na data de hoje é resultado de um trabalho desenvolvido entre  o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a Corregedoria-Geral da AGEPEN.

Em meados de 2021 chegou ao conhecimento da Direção Geral e da Corregedoria a ocorrência de apreensão de grande quantidade de bebidas dentro de uma das celas da UPRB (Unidade Penal Ricardo Brandão) de Ponta Porã e dois dias depois a fuga de  custodiados supostamente envolvidos.

A Corregedoria iniciou então uma  Correição Extraordinária que resultou na coleta de informações quanto a supostas irregularidades que estariam ocorrendo dentro da UPRB.  

Com o trabalho conjunto entre a Corregedoria e o DRACCO, foi possível chegar aos elementos de informação de materialidade e autoria suficientes à deflagração da operação.

A agência penitenciária já havia adotado medidas administrativas cabíveis, com afastamento dos envolvidos do trabalho na unidade penal, desde a identificação das condutas irregulares. 

Operação La Catedral

Produtos apreendidos pelo Dracco durante a operação. 

O DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), deflagrou na manhã desta quinta-feira (06/01) a Operação denominada "LA CATEDRAL" em repressão qualificada a crimes de corrupção e correlatos.

Ao todo, 05 (cinco) policiais penais foram presos temporariamente e afastados cautelarmente de suas funções públicas por ordem judicial a pedido do DRACCO, bem como, 05 (cinco) mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Ponta Porã com arrecadações efetivadas junto aos imóveis dos servidores públicos, bem como, no Presídio Ricardo Brandão.

 A Agepen destaca que tem atuado firmemente, por meio de sua Corregedoria-Geral, com o objetivo de promover medidas preventivas e de ordem disciplinar, a fim de combater condutas infracionais por seus servidores, fomentando o trabalho íntegro e idôneo, com transparência, ética e imparcialidade.

As ações foram acompanhadas pela Corregedoria-Geral da AGEPEN e tiveram apoio da Direção do Órgão Penitenciário, que desde o início das investigações, tem cooperado com DRACCO, sendo certo que para o desencadeamento da operação em campo, o DRACCO contou ainda com apoio das equipes policiais da 1ª e 2ª Delegacias de Ponta Porã.

As provas foram colhidas com apoio da Corregedoria da AGEPEN, resultando na apreensão de grande quantidade de bebida alcoólica no interior do presídio, celulares, drogas e dinheiro.

Também estão sendo apuradas às circunstâncias de fuga de dois internos, cujos indícios apontam envolvimento de funcionários públicos diante de recebimento de propina.

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.