DESEMBARGADOR GEBRAN NETO DECIDE MANTER LULA PRESO - AgoraNews.com.br
 
 
 
19 de Abril de 2024 -
 
08/07/2018 - 13h15
DESEMBARGADOR GEBRAN NETO DECIDE MANTER LULA PRESO
Izomar Galeano
Agora News

O Relator dos processos da Lava Jato e do processo do Triplex em que  Luiz Inácio Lula da Silva é acusado e foi condenado, o Desembargador João Pedro Gebran Neto acaba de despachar que determina que a autoridade que praticou a ação se abstenha de qualquer ato, ou seja revogue a decisão de soltar o ex-presidente Lula. 

A decisão monocrática foi uma decisão que contraria outra de colegiado do TRF-4. Gebran Neto diz que seu colega Rogério Favreto foi induzido ao erro do pedido de habeas corpus e decide manter o ex-presidente Lula preso.  

Decisão

"DETERMINO que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma", diz o texto assinado por Gebran.

Saiba do caso

Na manhã neste domingo (8), o desembargador federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Rogério Favreto, decidiu conceder liberdade a Lula. O petista foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele está preso desde abril deste ano em Curitiba.

Em seguida, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, no Paraná, afirmou que o desembargador não tem competência para mandar soltar Lula. De acordo com o magistrado, caso ele ou a autoridade policial cumpra a decisão, estará "concomitantemente" descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4.

No início da tarde, o procurador regional da República plantonista José Osmar Pumes se manifestou. Ele pediu a reconsideração da decisão sobre o pedido de soltura de Lula.

"O Ministério Público Federal requer que seja reconsiderada a decisão liminar, para que seja suspensa a determinação contida no evento 3, recolhendo-se o alvará de soltura, até que o pedido de habeas corpus aqui tratado seja submetido ao escrutínio da c. 8ª Turma dessa Corte", apontou o procurador.

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.