DRACCO deflagra Operação 'LA CATEDRAL e prende 05 Policiais Penais - AgoraNews.com.br
 
 
 
18 de Abril de 2024 -
 
06/01/2022 - 09h15
DRACCO deflagra Operação 'LA CATEDRAL e prende 05 Policiais Penais
As ações foram acompanhadas pela Corregedoria-Geral da AGEPEN e tiveram apoio da Direção do Órgão Penitenciário
Assessoria SEJUSP
Agora News
Produtos presos na operação - Foto: Dracco/Divulgação

A Polícia Civil do MS, por meio do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), deflagrou na manhã desta quinta-feira (06/01) a Operação denominada "LA CATEDRAL" em repressão qualificada a crimes de corrupção e correlatos.

Ao todo, 05 (cinco) policiais penais foram presos temporariamente e afastados cautelarmente de suas funções públicas por ordem judicial a pedido do DRACCO, bem como, 05 (cinco) mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Ponta Porã MS com arrecadações efetivadas junto aos imóveis dos servidores públicos, bem como, no Presídio Ricardo Brandão.

As ações foram acompanhadas pela Corregedoria-Geral da AGEPEN e tiveram apoio da Direção do Órgão Penitenciário, que desde o início das investigações, tem cooperado com DRACCO, sendo certo que para o desencadeamento da operação em campo, o DRACCO contou ainda com apoio das equipes policiais da 1ª e 2ª Delegacias de Ponta Porã MS.

As investigações desenvolvidas pelo DRACCO materializaram a existência de organização criminosa integrada por policiais penais envolvidos na prática de diversas infrações penais, tais como, concussão, corrupção passiva, favorecimento para entrada de celulares, dentre outros.

As provas foram colhidas com apoio da Corregedoria da AGEPEN, resultando na apreensão de grande quantidade de bebida alcoólica no interior do presídio, celulares, drogas e dinheiro.

Também estão sendo apuradas às circunstâncias de fuga de dois internos, cujos indícios apontam envolvimento de funcionários públicos diante de recebimento de propina.

A apuração é presidida em torno de, ao menos, 19 (dezenove) crimes, dentre eles, organização criminosa, concussão, corrupção passiva e corrupção ativa, entradas irregulares de celulares intramuros, tráfico de drogas, bem como, diversas outras irregularidades, tais como:

1) PROPINA PARA TROCA DE CELAS, SETORES, PAVILHÕES, REGALIAS, VENDA DE REMIÇÃO;

2) ENTRADA DE BEBIDAS ALCOOLICAS E      COMERCIALIZAÇÃO NO INTERIOR DA UNIDADE PENAL;

3) ENTRADA DE CARNES (IN NATURA) E COMERCIALIZAÇÃO NO INTERIOR DA UNIDADE            PENAL;

4) ENTRADA DE DROGAS E COMERCIALIZAÇÃO NO INTERIOR DA UNIDADE PENAL;

5) ENTRADA DE CELULARES E COMERCIALIZAÇÃO NO INTERIOR DA UNIDADE PENAL;

6) USO PARA FINS PARTICULARES DE MÃO DE OBRA OU DE SERVIÇOS PRESTADOS NA UNIDADE PENAL PELOS PRESOS;

7) CELAS ESPECIAIS COM PROJETO DE MÓVEIS PLANEJADOS , CHUVEIRO ELETRICO, ALIMENTAÇÃO DIFERENCIADA E DEMAIS REGALIAS, SEM PASSAR POR REVISTAS E/OU VISTORIAS;

Os presos foram encaminhados para a capital onde temporariamente ficarão custodiados no CENTRO DE TRIAGEM de CAMPO GRANDE MS.

 

A prisão tem prazo de 5 (cinco) dias e visa garantir a eficiência nas investigações, impedindo que provas possam ser destruídas ou contaminadas.

 

O nome da Operação  LA CATEDRAL faz referência a Penitenciária "construída" na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.