22 de Outubro de 2017 -
 
07/10/2017 - 11h21
Espumante de Farroupilha é considerado o quinto melhor vinho do mundo
Moscatel da Casa Perini conquistou posição de destaque em ranking internacional elaborado por jornalistas e escritores especializados em vinhos
Fernando Soares
Pioneiro.clicrbs.com.br

Neste ano, vinhos argentinos, chilenos, italianos, franceses e de tantos outros lugares não foram páreo para uma bebida produzida no Vale Trentino, em Farroupilha. O espumante moscatel da Casa Perini garantiu a quinta colocação em uma lista de melhores vinhos do mundo, elaborada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ, na sigla em inglês). Entre os espumantes, abocanhou a primeira colocação.

Pablo Perini afirma que, após prêmio, empresa recebeu sondagens para vendas
para exterior e mercado internoFoto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

 

O levantamento dos melhores vinhos mundiais é feito a partir da média dos resultados em mais de 70 concursos internacionais, realizados em diferentes continentes.  A posição da vinícola gaúcha no ranking é fruto de medalhas obtidas em competições em países como Argentina, França e Inglaterra. 

Ainda que tenha se destacado na edição de 2017 da premiação da WAWWJ, o moscatel da Casa Perini é feito há 20 anos. A companhia não revela o volume de produção anual, mas garante que esse é seu espumante mais vendido. O enólogo-chefe da empresa, Leandro Santini, explica que o rótulo foi sendo aperfeiçoado ao longo das décadas, a partir do investimento em tecnologia na vinificação. Atualmente, é realizado com um corte composto por moscato branco e moscato R2.

Mas o que o espumante saído do Vale Trentino tem para figurar na lista? Santini lembra que as uvas moscatéis são o forte de Farroupilha. O especialista constata que em nenhuma outra região do mundo a variedade se adaptou tão bem, o que acaba tornando o produto da Serra diferenciado. Além disso, outros aspectos técnicos influenciaram no resultado.

– O espumante tem uma perlage (borbulha) fina e persistente. O aroma é floral e remete a frutas como pêssego, pera e maçã verde. Na boca, tem uma acidez equilibrada, o que torna um espumante versátil e fácil de tomar.

A bebida contém o dulçor típico das uvas moscatéis e possui teor alcoólico de 7,5%, abaixo dos 10% a 13% habituais em muitos espumantes. 

Negócios em alta

O desempenho na premiação internacional deve acelerar os negócios da vinícola farroupilhense. O diretor de marketing e um dos filhos do fundador da empresa, Pablo Perini, destaca que nos últimos dias recebeu sondagens para a exportação para a Espanha e países latino-americanos. Além disso, também apareceram interessados de outras partes do Brasil. Hoje, a região Sul concentra a maior parte das vendas.

Pablo Perini garante que, apesar dos prêmios obtidos, o preço do espumante deve seguir acessível. No Rio Grande do Sul, uma garrafa custa, em média, R$ 35. Em outras regiões brasileiras pode ser encontrada por aproximadamente R$ 45.

– Prezamos pela democratização do vinho. É possível consumir qualidade a preços que não sejam abusivos – acredita o dirigente.

Entre os 100 melhores vinhos e espumantes de 2017 ainda constam rótulos de outras vinícolas da Serra, como Garibaldi, Aurora e Ponto Nero. 

Os melhores segundo a WAWWJ

1 - Taylors Jaraman Shiraz 2014 (Austrália) 
2 - Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley 2013 (Austrália)
3 - Noe Pedro Ximenez Vors (Espanha)
4 - Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley 2014 (Austrália)
5 - Casa Perini Moscatel (Brasil)
6 - Beronia Rioja Reserva 2011 (Espanha)
7 - Los Noques Finca Don Juan 2013 (Argentina)
8 - Matusalem Oloroso Dulce Muy Viejo VORS (Espanha)
9 - Taylors Shiraz Clare Valley 2015 (Austrália)
10 - Beviam Gran Reserva Cabernet (Argentina)

Outros gaúchos no ranking

14 - Garibaldi Espumante Chardonnay Brut 
32 - Garibaldi Espumante Moscatel 
41 - Marcus James Espumante Brut
43 - Garibaldi Espumante Prosécco Brut 
61 - Ponto Nero Brut Rosé de Noir 
65 - Ponto Nero Brut 
83 - Aurora Espumante Moscatel Branco

Fernando Soares

fernando.soares@pioneiro.com

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.
Desenvolvido por:
Ribero Design
(67) 9979-5354