18 de Abril de 2024 -
 
05/10/2017 - 13h00
Em e-mails, filho de dirigente cobrou Nuzman por pagamentos
Lamine Diack, presidente de associação de federações de Atletismo, teria recebido propina para votar pela candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016
Por João Pedroso de Campos
Veja.com

Entre as provas que levaram às prisões temporárias de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e Leonardo Gryner, diretor-geral de operações do Comitê Rio-2016, na segunda fase da Operação Unfair Play estão e-mails trocados entre Nuzman, Gryner e o senegalês Papa Massata Diack, filho do presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Lamine Diack. O dirigente teria recebido 2 milhões de dólares em depósitos no exterior para votar pela candidatura do Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman,
é preso no Leblon na zona sul, no Rio de Janeiro - (Mauro PIMENTEL/AFP)

Nas mensagens, obtidas a partir da quebra de sigilo telemático de Nuzman e Gryner na primeira fase da Unfair Play, Papa Diack cobra do presidente do COB e de seu braço-direito pagamentos ainda não feitos em um “acordo” firmado em Copenhague, na Dinamarca, onde se deu a eleição que definiu a capital fluminense como sede dos Jogos de 2016.

No dia 26 de novembro de 2009, respondendo a um e-mail enviado por Diack a Maria Celeste de Lourdes Campos Pedroso, funcionária do COB, Leonardo Gryner se desculpa com o senegalês pelo “inconveniente” do “atraso na concretização da última parte do nosso acordo”.

“Estamos trabalhando todos os dias para finalizar essa operação. Como eu te disse em Copenhague, temos um patrocinador diferente para esta última parte. Este patrocinador está tendo problemas com a transferência e estamos tentando ajudá-lo. Esperamos ter resolvido essa situação até o fim desta semana”, promete o executivo, na correspondência intitulada “Rio 2016” (veja abaixo).

Conforme as investigações da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, o responsável pelo pagamento dos 2 milhões de dólares a Lamine Diack foi o empresário Arthur Cesar De Menezes Soares, o “Rei Arthur”, cujas empresas chegaram a ter 3 bilhões de reais em contratos com o governo do Rio de Janeiro durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). Também alvo da primeira fase da Unfair Play, Arthur vive em Miami e é considerado foragido pelas autoridades brasileiras. 

Em 11 de dezembro de 2009, Papa Diack volta a enviar um e-mail a Maria Celeste de Lourdes, com cópias a Carlos Nuzman e Leonardo Gryner, no qual ressalta ainda não ter recebido o dinheiro. “Meu banco Societe Generale de Banques au Senegal ainda não recebeu nenhuma transferência SWIFT do lado de vocês; tentei muitas vezes falar com Leonardo Gryner, mas não houve resposta. Você poderia, por favor, checar com ele se ele pode confirmar 100% que as transferências foram feitas a meus endereço em Dakar ou em Moscou (BSGV) [Bank Societe Generale Vostok]”, cobra Diack (veja abaixo).

Cerca de uma semana depois, o filho do dirigente volta a pressionar. Desta vez, disse que ele e seu pai estavam “envergonhados com o presidente, porque nossos amigos não cofiam mais em nós”. As investigações apontam que Lamine Diack teria influenciado os votos de outros integrantes africanos do Comitê Olímpico Internacional (COI) pela candidatura do Rio.

Na decisão em que autorizou as prisões temporárias de Carlos Nuzman e Leonardo Gryner, o juiz federal Marcelo Bretas afirma que “mostra-se bem coerente a presunção apresentada pelo Ministério Público Federal de que ‘a referência a ‘our friends (nossos amigos)’ está a indicar a votação em bloco na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, por parte dos africanos’”.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.