18 de Abril de 2024 -
 
04/12/2018 - 12h00
Era Digital chega a Dourados com lançamento da nova programação da TVE Cultura
Emissora pública de MS apresentará suas mais de 150 horas de programação regional em ato que marca o desligamento do sinal analógico na segunda maior cidade do Estado
HUMBERTO MARQUES,
Portaldaeducativams
Reinaldo destacou importância de parcerias para consolidação
do processo de digitalização que, agora, chega a Dourados -
(Foto: TVE Cultura/Reprodução)

A TVE Cultura lança às 9h30 desta quarta-feira (5) em Dourados sua nova programação, composta por mais de 150 horas de produções regionais próprias e elaboradas por parceiros e que vai ao ar até 5 de abril de 2019.

O evento, realizado na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) também marca o desligamento do sinal analógico na segunda maior cidade do Estado, atendendo ao marco regulatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, a migração foi antecipada e desde 14 de agosto o sistema digital da emissora pública de Mato Grosso do Sul está disponível na região do município, pelo canal 13.1.

O governo federal estabeleceu datas para municípios em diferentes regiões terem o sinal analógico direcionado para TVs desligado. Em Campo Grande e Terenos, a primeira data seria 14 de agosto, porém, diante da falta de adesão da população à aquisição dos receptores digitais, o prazo foi prorrogado até o fim de outubro. Como a TVE Cultura já havia preparado sua migração para o novo sistema, nesse período, manteve a transmissão dos dois sinais. Além disso, antecipou para agosto a meta na Grande Dourados, que recebeu os sinais analógico e digital da emissora.

“Quando você tem esses avanços tecnológicos, sai da TV analógica para a digital, além de melhorar a qualidade do sinal, também tem de levar ao usuário uma programação de qualidade”, afirmou Reinaldo Azambuja. O governador destacou que o processo de migração foi fruto de parceria entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e a Claro/Embratel, sem custos para a instituição pública, ao mesmo tempo que outros acordos com entidades da sociedade civil, como a TV Cultura de São Paulo, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e universidades também fortalecem o conteúdo veiculado pela emissora.

Guateka retrata a situação dos indígenas sob a ótica do grupo Bro’s MCs. (Foto: Divulgação)

O conteúdo regional foi reforçado no processo de digitalização, trazendo produções da própria TVE, como o jornalístico Panorama MS, e destacando programas como o Giro do Esporte e atrações focadas na arte e cultura de Mato Grosso do Sul; bem como material veiculado atrás de parcerias. É o caso de Guateka: com direção de Thiago Rotta e as digitais da Plug Produções, a ficção de cinco episódios retrata justamente a região de Dourados na visão do Bro’s MCs, grupo de rap guarani-kaiowá que tem suas impressões sobre o cotidiano, incluindo a pobreza e os conflitos por terra, retratadas no audiovisual.

Ex-prefeito de Dourados e futuro vice-governador, o empresário Murilo Zauith destacou a importância do momento. “É com muita satisfação que recebemos os esforços da TVE Cultura de dar a Dourados protagonismo no cenário estadual ao, junto com a Capital, ter antecipada a transmissão digital e, agora, sendo escolhida como palco para o lançamento da nova programação da emissora. Sem dúvida, é a consolidação de um importante serviço à sociedade”, destacou.

“A digitalização do sinal da TVE Cultura pode ser considerada um novo marco na história da Rádio e Televisão Educativa do Estado, comparável à sua criação em 1984, ao início da produção própria ou à interiorização, que será intensificada com a nova tecnologia. Em breve, chegaremos a mais 12 municípios no sistema digital, que dá mais qualidade às transmissões, e depois a mais de 24 milhões de lares na América do Sul, com as transmissões pelo satélite StarOne C2, levando o melhor de Mato Grosso do Sul a 70 milhões de pessoas”, destacou Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel.

“Agradecemos à presidente da Aced, a empresária Elizabeth Salomão, e ao tesoureiro Domingos Ventorini, bem como ao futuro vice-governador Murilo Zauith, por colaborarem com esse evento que entrará para a história da radiodifusão estadual”, complementou. Durante o evento, serão apresentados os programas que compõem a nova grade da TVE Cultura.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.