28 de Fevereiro de 2021 -
 
12/02/2021 - 09h35
Inmet alerta Dourados sobre perigo potencial de tempestade
Por André Bento
Douradosnews/Agoranews
Imagem Ilustativa.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo potencial para tempestade em uma faixa geográfica que inclui Dourados e todos os demais municípios de Mato Grosso do Sul, além do Estado de São Paulo. 

Esse aviso meteorológico iniciado no final da manhã de quinta-feira (11) segue ativo até às 10h desta sexta-feira (12) e aponta risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, bem como ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo. 

No entanto, até agora o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste não apurou nenhuma condição climática adversa no município. Foram registrados apenas 5.6 milímetros durante 24 minutos. 

A precipitação pluviométrica desta manhã deu fim a oito dias sem chuvas expressivas em Dourados, depois do janeiro mais chuvoso da história recente, com 345.2 milímetros acumulados. 

Com base em quatro décadas de monitoramento climático no município, a Embrapa Agropecuária Oeste calculou que a chuva média mensal esperada para fevereiro é de 151.5 milímetros. Até os 5.6 milímetros desta manhã, o volume acumulado era de 4.7 milímetros. 

De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), hoje Dourados deve ter variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, temperatura mínima de 18ºC e máxima de 28ºC. 

Para os próximos dias, prevê pancadas de chuva a partir da tarde no sábado (13), e chuvas isoladas de domingo (14) até quarta-feira (17). Nesse período, os termômetros devem variar entre 19ºC e 31ºC.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.