16 de Abril de 2024 -
 
24/04/2018 - 12h05
Lava-Jato mira deputado Eduardo da Fonte e senador Ciro Nogueira
As buscas feitas têm como alvos parlamentares do PP fazem parte de uma investigação que apura suposta obstrução de Justiça praticada por integrantes da legenda
Renato Souza
Agencia Estado/Correio Braziliense
Senador Progressista Ciro Nogueira - Foto: Arquivo

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados em Brasília, nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados e no Senado. Os alvos são o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). Os mandados foram autorizados pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato e a operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República (PGR). Por volta das 13h20, a PF deixou o gabinete com malotes. 

A PF comunicou aos presidentes da Câmara e do Senado para entrar nas Casas. Os agentes foram apreender computadores e celulares usados pelos suspeitos. Os equipamentos serão levados para a perícia, onde mensagens SMS e de e-mail serão analisados, para tentar identificar mensagens que indiquem a criação de uma estratégia para impedir a atuação da PF e do Judiciário na Lava-Jato.

Os parlamentares são investigados por suposta prática de associação criminosa (artigo 2.º da Lei 12.850/2013) com outros integrantes do PP em Brasília: Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira, Benedito de Lira, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Nelson Meurer.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal em setembro de 2017, os parlamentares seriam integrantes do núcleo político de uma organização criminosa voltada ao cometimento de delitos contra a Câmara dos Deputados, entre outros, visando "a arrecadação de propina por meio da utilização de diversos órgãos públicos da administração pública direta e indireta".

Em uma investigação decorrente, Fachin deferiu pedido da Procuradoria-Geral da República de arquivamento dos autos com relação a Simão Sessim, Roberto Balestra, Jerônimo Goergen, Eduardo da Fonte, Aguinaldo Ribeiro, Mario Negromonte Júnior e Waldir Maranhão.

Policiais Federais deixam anexo I após busca e apreensão busca e
apreensão no gabinete do senador Ciro Nogueira - Foto: Divulgação.

Defesas

A Defesa do senador Ciro Nogueira disse que está acompanhando as buscas que estão sendo realizadas na residência e no gabinete. "Esclarece a defesa que o Senador se encontra fora do Brasil, não sabendo em qual país e que não foi possível ainda falar com ele. Desconhece a defesa, até o presente momento, as razões da determinação judicial do Ministro Fachin. É certo que o Senador sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário, prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão. Continuará a agir o Senador como o principal interessado no esclarecimento dos fatos. No momento, a defesa aguarda contato com o Senador para poder ter o necessário instrumento de poderes que dará direito ao acesso aos fundamentos da medida de busca e apreensão", disse em nota.
 
O senador passou o último final de semana em Portugal. Em suas redes sociais, Nogueira não divulgou sua viagem para Portugal. A última publicação de Nogueira no Twitter foi feita nesta segunda-feira (23/4). "Bom dia a todos, especialmente aos que mais trabalham do que falam, aos que têm mais coragem para agir que para esbravejar e aos que se esforçam pelo bem do Piauí. #ciropeloPiauí #osenadordoPiauí", escreveu o parlamentar na rede de microblog.

Dois dias antes, no sábado (21/4), Nogueira reclamou de críticas. "Tenho sido muito criticado, muitas vezes injustamente. Não ligo, porque as críticas boas me fazem corrigir rumos de meu trabalho e as ruins indicam que meu trabalho incomoda."
Pelo Instagram, nesta segunda-feira, o senador publicou fotos de ambulâncias sendo entregues no município de Curimatá (PI). "Nosso trabalho desenvolvido em prol dos piauienses tem trazido benefícios marcantes para cada uma das cidades do Estado. Creio que essas ambulâncias chegam em momento oportuno e, certamente, vão proporcionar serviços de saúde com qualidade aos curimataenses", escreveu. 

A reportagem buscou contato com o deputado Eduardo da Fonte, sem sucesso. O espaço está aberto para as manifestações. 

VEJA VÍDEO:

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.