24 de Novembro de 2020 -
 
17/07/2020 - 18h00
Novo decreto é publicado em Dourados citando Igrejas e Academias
Redação/Por Wender Carbonari
Douradosnews/Agoranews

A prefeitura de Dourados publicou durante a tarde desta sexta-feira (17/7) dois decretos estabelecendo as novas regras de funcionamento do comércio. As medidas têm validade de duas semanas. 

Além das mudanças no horário e de impor lockdown aos domingos, o poder executivo também liberou o funcionamento de igrejas e estúdios de atividades físicas, mas com uma série restrições. 

Os decretos, assinados pela prefeita Délia Razuk (PTB), discorrem sobre as novas medidas que serão adotadas para prevenção conta a transmissão do coronavírus (Covid-19), além de especificar quais atividades são classificadas como essencial no município. 

A prefeitura flexibilizou os horários de funcionamento do comércio voltando a valer das 8h às 18 de segunda à sexta-feira e das 8h ao meio dia nos sábados.

Conforme as novas regras, shopping center poderá funcionar de segunda a sábado, sendo as lojas das 11h às 19h e praça de alimentação das 11h às 20h.

Academias

As academias de ginástica devem funcionar de segunda a sexta-feira, além de se adequar às normas sanitárias de higiene, respeitar a distância de pelo menos cinco metros entre cada praticante, reduzir a capacidade de lotação em até 30%, entre outras normas. 

Ao todo são 23 tópicos listados no primeiro artigo do decreto nº 2.771. Todas as regras podem ser acessadas diretamente na edição de hoje do Diário Oficial do Município através do link disponível no final da matéria.  

Igrejas

Os templos religiosos, assim com as academias de ginásticas, também estão submetidos a uma série de regras de funcionamento, como medida de prevenção contra a transmissão do coronavírus.

No caso, as igrejas poderão retomar as atividades duas vezes por semana, com observação ao horário do toque de recolher. 

Entre os 25 tópicos listados também no decreto nº 2.771, destaca-se a obrigação de haver a testagem de temperatura corporal dos visitantes na entrada do templo religioso, “mediante utilização de termômetro infravermelho”. Conforme as novas regras, aqueles que não se encontrarem com a temperatura corporal dentro da normalidade, apresentando estado febril deverão ter a entrada recusada nos recintos.

Mais detalhes sobre lotação, regras de proteção individual, marcações em bancos, podem ser conferidos diretamente no Diário Oficial. 

Lockdown de domingo

Se por um lado a prefeitura de Dourados flexibiliza os horários de funcionamento do comércio, por outro as novas regras determinam fechamento total aos domingos, com exceção das atividades consideradas essenciais, veja quais no link abaixo. 

A medida deve funcionar como uma espécie de lockdown semanal. Como as regras já entram em vigência neste final de semana, a partir das 20h de sábado (18) até às 5h de segunda (20) fica liberado o funcionamento apenas dos serviços classificados como essenciais. 

Ao todo, são 55 categorias de atividades listadas definidas como essências “no âmbito do município de Dourados, para fins de enfrentamento da pandemia do Covid-19”, conforme o Nº 2.770. 

Acesse o Diário Oficial o Município na íntegra.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.