Número de mortos passa de 240 após terremoto na Itália e desperta onda de solidariedade - AgoraNews.com.br
 
 
 
19 de Abril de 2024 -
 
25/08/2016 - 08h00
Número de mortos passa de 240 após terremoto na Itália e desperta onda de solidariedade
A Itália sofreu na madrugada desta quarta-feira o terremoto mais intenso desde 2009
Redação
UOL

O terremoto nAs manifestações de solidariedade partem dos quatro cantos do país, incluindo de um grupo de refugiados 

Porta de entrada da Europa, a Itália tem recebido milhares de refugiados nos últimos anos, que arriscam suas vidas e cruzam o mar Mediterrâneo em barcos lotados a partir da Líbia. Apenas de janeiro a junho deste ano, cerca de 28 mil migrantes desembarcaram no país, segundo a Organização Internacional para a Migração (OIM). Mais de 3 mil teriam morrido no mesmo período tentando a travessia.

"Agora estamos recolhendo o dinheiro e vamos decidir como enviá-lo, se por meio da Cruz Vermelha ou de outra associação ajudando na região", afirmou Maioli.

Moradores de Amatrice, uma das cidades mais afetadas pelo tremor de quarta-feira, também relataram em redes sociais que refugiados abrigados na região estariam ajudando desde a noite nos resgates. Outros 20 solicitantes de refúgio de um centro em Monteprandone partiram para trabalhar como voluntários em Amandola, uma cidade a 55 km, atingida também pelo terremoto.

Telefonemas e doações

Mais de 420 voluntários e funcionários da Cruz Vermelha já foram deslocados para as operações de resgate na região, que são coordenadas pela Proteção Civil italiana.

Cerca de 100 veículos, entre ambulâncias e tratores, foram mobilizados e tendas estão sendo erguidas para abrigar centenas de sobriventes, que ficaram sem teto depois que cidades inteiras foram destruídas.

Segundo o comitê regional de Abruzzo da Cruz Vermelha, localizado em Aquila, próximo a região atingida pelo terremoto, aumentam a cada hora os telefonemas de pessoas perguntando como fazer doações ou ajudar as vítimas.

Em seu site, a Cruz Vermelha Italiana já disponibilizou um número de conta bancária e orientações para doações de alimentos e roupas (http://www.cri.it/terremoto-centro-italia).

Na imprensa local, a onda de solidariedade após o terremoto está sendo considerada "a maior riqueza" da Itália -- país que enfrenta grandes desafios políticos e econômicos, além da crise dos refugiados.

"Na cena agonizante de escombros e medo, voluntários, policiais, bombeiros, jovens da proteção civil, cidadãos comuns que com pás ou com as mãos nuas, sem pausa, com os olhos e a boca cobertos de pó, escavam e lutam pela vida são a encarnação da melhor parte da Itália", afirmou o escritor Roberto Saviano em coluna publicada hoje pelo jornal "Repubblica".

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.