19 de Abril de 2024 -
 
07/12/2021 - 08h16
Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico de drogas, Dourados é um dos alvos
O grupo, segundo a Polícia Federal, transportava a droga oculta em caminhões, que saiam da fronteira do Mato Grosso do Sul
Redação/Foto: Osvaldo Duarte
Douradosinforma/Agoranews
Polícia Federal deflagra operação em quatro municipios
do MS (Imagem: Divulgação)

Bens estimados em R$ 50 milhões que podem ser oriundos do tráfico de drogas estão sendo apreendidos durante Operação Geminus deflagrada pela Polícia Federal além das apreensões são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Os municípios em que a Polícia Federal cumpre mandados de prisão nesta manhã de terça-feira (7) são dois em Dourados, um em Maracaju e dois em Deodápolis, além de busca e apreensão sendo nove em Dourados, dois em Ponta Porã, dois em Maracaju e quatro em Deodápolis.

Segundo informações policias, a investigação apurou que organização criminosa, comandada por núcleo familiar estabelecido nos municípios de Deodápolis (MS) e Viamão (RS), utilizava o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

O grupo, segundo a Polícia Federal, transportava a droga oculta em caminhões, que saiam da fronteira do Mato Grosso do Sul, para uma propriedade rural no município de Viamão (RS), de onde era distribuída para traficantes locais do estado gaúcho, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos. Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.

Residência no Jardim Mônaco é um dos alvos da PF - Foto: Osvaldo Duarte

Para ocultar o tráfico os valores obtidos com as atividades eram inseridos na economia formal através de simulação de prestação de serviço de transporte, declaração de produção de grãos inexistente, atividade pecuária na região de Deodápolis, empresa de locação de máquinas e equipamentos para a construção e outras aquisições de bens móveis e imóveis em nome de terceiros, mais conhecidos como laranjas.

São executadas ordens judiciais para o sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Os bens a serem sequestrados estão estimados em 50 milhões de reais. Os crimes investigados na Operação Geminus são tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Operação Geminus

A operação foi denominada Geminus, pois dois integrantes do alto escalão da organização investigada são irmãos gêmeos idênticos, sendo que um deles gerencia os negócios ilícitos no Rio Grande do Sul e o outro no Mato Grosso do Sul.

Preso na fazenda 

O dono da transportadora que participava do tráfico teria sido preso em uma fazenda, indentificado como Nelson Ormai, ele foi preso pelas investigações da Operação Geminus. Segundo informações, a esposa de Nelson também é suspeita de participação em atos ilícitos. 

O agronegócio e outras atividades econômicas formais eram usados de “fachada” para ocultar os lucros do tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.