20 de Julho de 2024 -
 
18/06/2024 - 10h50
Exército diz que pista do Aeroporto será entregue até 30 de junho
Por Gizele Almeida
Douradosnews/Agoranews

Com a obra da pista do Aeroporto Francisco Pereira de Matos finalizada após mais de três anos em andamento, o 9°  BEC Batalhão de Engenharia de Construção  protocolou junto à prefeitura de Dourados a solicitação de agendamento da entrega oficial. A informação foi repassada ao Dourados News nesta terça-feira (18) e, o Batalhão destacou ainda que está em fase de desmobilização do pessoal da base.

O Batalhão aponta que todos os serviços de engenharia da pista, necessários para operação do aeroporto, foram concluídos em abril e que, os demais serviços como sinalização e balizamento foram concluídos em junho.

O Dourados News mostrou em abril, que durante visita técnica, foi informado que a pista estava "100% operável”. 

Sobre a desmobilização de pessoal, o Batalhão destaca que ocorrerá no próximo dia 30, data que marca o término do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) e o Exército. A partir de então, o prazo para o 9º BEC realizar a prestação de contas final e a entrega definitiva da obra para a Secretaria passará a ser contabilizado. 
 
Entre os trâmites burocráticos para que a unidade volte a operacionalizar voos, está a documentação para a homologação junto ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no que tange a estrutura, as quais segundo o Batalhão já vem sendo tratadas com a gestão municipal, sendo que restará o “As Built” da obra, o qual deve ser confeccionado por uma empresa projetista e encaminhado após a entrega física. 

O Dourados News entrou em contato com a prefeitura municipal, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) para mais detalhes sobre o agendamento da entrega da pista, das documentações entre outros e obteve a confirmação da gestão municipal sobre o recebimento do protocolo pelo Batalhão, no entanto, um ponto destacado é que a fiscalização da obra dependerá da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil).  

“Recebemos o documento. Contudo, considerando que a Obra é uma contratação da SAC, cabe a mesma como fiscal do contrato, fazer o recebimento e conduzir a conferência do projeto. Nós estamos em contato com a SAC para alinhar esse recebimento, para que seja feito de forma condizente ao contrato, tão logo a Secretaria defina essa data e forma de recebimento, poderemos receber a obra” destacou a diretora da Agetran, Mariana Souza Neto. 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.