Segundo o INSS, nos primeiros oito meses do programa, a fila de espera por benefÃcios caiu de 1,8 milhão pedidos para pouco mais de 1,3 milhão. A fila voltou a aumentar a partir de julho de 2024. Em novembro de 2024, último mês com dados disponÃveis, chegou a quase 2 milhões de pessoas.
Fila do INSS aumenta para quase 2 milhões de pessoas; novos pedidos quase
dobram em um ano — Foto: Reprodução/TV Globo
O programa de enfrentamento à fila do INSS terminou em dezembro de 2024. O governo passou janeiro e fevereiro de 2025 sem a força-tarefa para reduzir o tempo de espera.
João Batista sofreu um acidente de trabalho, fez uma cirurgia no pulso e há dez meses tenta o auxÃlio-doença. A perÃcia para avaliar se tinha direito ao benefÃcio estava marcada para esta quinta-feira (27). Mas, pela segunda vez, não foi atendido.
"Só falou que os peritos estão de greve. Vou para casa e esperar dia 22 de abril, voltar de novo. Está difÃcil mesmo. Estou passando muita dificuldade para trabalhar, para sobreviver, criar meus filhos."
O presidente do INSS disse que o atendimento terá o reforço, em maio, de 350 servidores que passaram no último concurso. E que, a partir do mês que vem, o governo vai usar a inteligência artificial na triagem dos pedidos de benefÃcios.
É expressamente proibida cópia, reprodução
parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração
de informações deste sem prévia autorização
dos autores conforme legislação vigente.