17 de Janeiro de 2025 -
 
27/12/2024 - 21h49
'Pensei que o avião fosse despedaçar', diz sobrevivente de queda no Cazaquistão
Ao menos 38 pessoas morreram e 29 ficaram feridas; indícios sugerem que aeronave foi abatida
Redação
Da Reuters

Subhonkul Rakhimov, um passageiro que sobreviveu à queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão na quarta-feira (25), disse à Reuters nesta sexta-feira (27) que ouviu pelo menos um estrondo quando a aeronave se aproximava de Grozny, no sul da Rússia.

O voo J2-8243 caiu perto da cidade de Aktau, após desviar de uma área do sul da Rússia, onde Moscou tem usado repetidamente sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos.

“Depois do estrondo… pensei que o avião fosse se despedaçar”, compartilhou Subhonkul Rakhimov, do hospital. Ele comentou que começou a recitar orações e se preparar “para o fim” após ouvir o barulho.

Ouça relato de sobrevivente de queda de avião no Cazaquistão:

[“Pensei que o avião fosse despedaçar“, diz sobrevivente de queda no Cazaquistão 

“Era óbvio que o avião tinha sido danificado de alguma forma. Não era mais o mesmo avião”, continuou. Ele acrescentou que parecia haver um problema com os níveis de oxigênio na cabine.

Após o pouso forçado, houve silêncio e, depois, gemidos dos feridos, relembrou Rakhimov.

A Azerbaijan Airlines suspendeu uma série de voos para cidades russas nesta sexta (27) e comunicou que a queda teria sido causada por “interferência externa física e técnica”. A companhia aérea não detalhou qual teria sido essa interferência.

Quatro fontes com conhecimento da investigação do Azerbaijão sobre o caso compartilharam à Reuters na quinta-feira (26) que as defesas aéreas russas teriam derrubado o avião por engano.

A Rússia disse que é necessário esperar a investigação oficial terminar para entender o que aconteceu.

O voo de passageiros da Embraer saiu da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, na região sul da Chechênia, na Rússia, antes de desviar centenas de quilômetros pelo Mar Cáspio.

A aeronave caiu na costa oposta do Cáspio após o que o órgão de fiscalização da aviação da Rússia afirmou ter sido “uma emergência causada por uma colisão com pássaros”. Ao menos 38 pessoas morreram e 29 ficaram feridas.

 

publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
© 2013 - AgoraNews.com.br - Todos os Direitos Reservados

É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente.