Nesta quinta-feira (14), em coordenação com a Operação Pó de Serra, realizada pela PF (PolÃcia Federal), do Gise (Grupo de Investigações SensÃveis) deflagaram a força-tarefa Ñemi no Paraguai, que levou à prisão de Derlis Francisco Rivas Benitez e Liz Floria Alverico Alfonso, em um hotel em La Paloma, no Departamento de Canindeyú.
A cidade fica a 20 km de Salto del Guairá, vizinha de Mundo Novo. O casal, segundo a polÃcia, liderava o tráfico de drogas entre o Paraguai e o Brasil.
Investigação realizada em cooperação jurÃdica internacional entre a PF e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, foram realizadas 11 apreensões de drogas no perÃodo de 1 ano, que totalizaram cerca de 1 tonelada de cocaÃna para exportação, do Paraguai para o Brasil e Europa, saindo pelos portos marÃtimos da região Sul do Brasil.
Durante a operação foram apreendidos no Paraguai 72 cartuchos de vários calibres, duas armas, duas máquinas de contar notas e, no Brasil, 44 veÃculos, dois barcos, 14 armas, 684 munições, dinheiro em reais, dólares e euros e diversas joias.
A investigação iniciou no final do ano passado, a partir da prisão em flagrante de um casal em GuaÃra. Na ocasião, o homem e a mulher foram flagrados transportando 53 quilos de cocaÃna. O destino da droga seria a cidade de Umuarama (PR). No decorrer das diligências, a polÃcia conseguiu apreender uma tonelada de cocaÃna. Conforme divulgado pela PolÃcia Federal, desde 2020, o grupo transportou mais de 20 toneladas da droga.
É expressamente proibida cópia, reprodução
parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração
de informações deste sem prévia autorização
dos autores conforme legislação vigente.